Comprovado por Estudos: Saiba como se Prevenir Contra a Osteporose e Osteopenia

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Tamanho-imagem-blog222

Osteoporose e Osteopenia

A água é uma real aliada de pessoas que sofrem com problemas no metabolismo ósseo. Muitos dos benefícios que elas trazem se devem ao seu conteúdo de cálcio e magnésio. Porém, a carga nutricional ácida, ou seja, o consumo de alimentos considerados ácidos (alimentos industrializados, refrigerantes, frituras) em excesso contribuem muito para a perda mineral óssea.

Para mantermos o pH sanguíneo do nosso organismo constante, precisamos eliminar ácidos na urina e na forma de CO2 na respiração. Existe um sistema chamado “Buffer” que neutraliza o pH do sangue com Cálcio e Magnésio, provindos dos ossos, fazendo com que quando nos alimentamos com produtos ácidos, tenhamos uma perda óssea maior desses minerais.

Neste conteúdo, vamos mostrar para você uma pesquisa que foi realizada com dois grupos de pessoas e quais foram os seus resultados em relação a prevenção de doenças como a Osteoporose e a Osteopenia.

A Pesquisa

Foi realizado um estudo no Hospital Universitário de Lausana, no Centro de Doenças Ósseas, em Lausanna na Suiça. Este trabalho foi publicado pela revista Bone.

Veja a pesquisa clicando aqui. (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18926940)

Foram alocadas aleatoriamente 30 mulheres em 2 grupos de 15 mulheres. O grupo A tomou água mineral com grande quantidade de cálcio, 520mg, porém ácida e com pequena quantidade de bicarbonato. O grupo B tomou água mineral com grande quantidade de cálcio, 547mg, com grande quantidade de bicarbonato, ou seja, uma água alcalina. Os 2 grupos foram estimulados a beber 1,5 litros de sua água por dia e o trabalho durou 4 semanas.

Cálcio e Magnésio são Essenciais para a Saúde Óssea 

Os 2 grupos foram comparados em relação a idade, peso (índice de massa corporal) e não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Também foi orientada e monitorada a dieta para ambos os grupos para que não pudesse influenciar nos resultados.

Vale ressaltar que ninguém dos grupos sabia qual água que estava tomando.

Após 4 semanas foram avaliados cálcio, pH urinário, níveis de paratormônio sanguíneo, entre outros exames.

Os Resultados

1 – O paratormônio é um hormônio que estimula a destruição óssea para aumentar os níveis sanguíneos de cálcio. No grupo B que tomou água alcalina com cálcio houve diminuição dos níveis de paratormônio, ou seja, houve uma proteção contra a destruição óssea, enquanto que no grupo A, que tomou uma água mais ácida e rica em cálcio os níveis de paratormônio não se alteraram em relação à antes do tratamento.

2- O pH urinário aumentou significativamente no grupo B em relação ao grupo A, o que reflete que o grupo B se tornou mais alcalino, o que explica a diminuição da secreção do paratormônio e a proteção contra destruição óssea.

3- A eliminação de cálcio urinário foi significativamente menor no grupo B do que no grupo A, o que pode ser um dado indireto na diminuição da destruição óssea no grupo B, por preservar mais cálcio nos ossos.

Qual conclusão chegar com esta Pesquisa?

A conclusão que se chega é que a água alcalina exerce uma proteção contra a destruição óssea, o que pode significar um ganho importante com o passar dos anos na prevenção de osteopenia e osteoporose. Outros fatores importantes para a saúde óssea são magnésio, cálcio, vitamina A, Vitamina D3 e Vitamina K2.

Portanto, ingerir uma água alcalina, rica em magnésio e cálcio é uma atitude que irá beneficiar a sua saúde óssea.

Quer saber mais informações sobre a água alcalina? Temos diversos conteúdos que explicam os benefícios dela para a saúde.

Água Alcalina: O que é? Porque beber? 

Descubra como a Água Alcalina pode ajudar a Combater Doenças 

Os 7 benefícios da Água Alcalina Ionizada e Magnesiana para sua Vida 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>