Homocisteína e Perda de Memória

Tempo de leitura: 1 minuto

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Para pacientes que sofrem com problemas cognitivos e de memória, surgiu uma grande novidade. Em um estudo publicado no dia 18 de junho de 2014, na revista médica Nutritional Neuroscience, foi documentado que a memória de pacientes com o exame de homocisteína elevada melhora com uso de folato, vitamina B6 e vitamina B12.

A homocisteína, assim como o colesterol, é um exame solicitado no sangue e, quando estão elevados, estão relacionados com o aumento de doenças cardíacas e de derrames. Portanto, cada vez mais as pessoas ouvirão falar sobre a homocisteína.

Neste estudo, foram analisados 104 pacientes com idade entre 55 e 94 anos, com níveis de homocisteína elevados. Cinquenta e sete pacientes tomaram vitamina B6, folato e vitamina B12, enquanto 47 pacientes tomaram placebo por 14 semanas.

Foram realizados testes cognitivos, com a obtenção de melhores resultados pelo grupo que tomou a medicação, ao contrário do grupo que tomou placebo. Além disso, a homocisteína diminuiu apenas no grupo que tomou a medicação.

Portanto, a homocisteína, que já está sendo solicitada de rotina para avaliar doenças cardíacas, também deve ser solicitada para todos os pacientes que possuem problemas de memória e cognição.

Para aqueles pacientes que têm homocisteína elevada e problemas de memória e cognição, existe uma expectativa de melhora dos sintomas com reposição de folato, vitamina B6 e vitamina B12.

Referência Bibliográfica:

1- Cheng D, Kong H, Pang W, Yang H, Lu H, Huang C, Jiang Y. B vitamin supplementation improves cognitive function in the middle aged and elderly with hyperhomocysteinemia. Nutr Neurosci. 2014 Jun 18.

2 Comentários

  1. Maria de Lourdes do Amaral

    Gostaria de ter mais informações a respeito da matéria.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>